FOTOS        GRADE     CONTATO

 

NATAÇÃO INFANTIL

A natação nos primeiros anos de vida tem como objetivos principais o desenvolvimento psicomotor, da autoconfiança, sociabilização e fortalecimento muscular. É importante também para a diminuição de acidentes no meio aquático.

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
A  participação dos pais se faz necessário para que a criança se sinta segura no novo meio de contato e para que o processo ensino-aprendizagem não fique reduzido a uma mera aplicação de técnicas. À medida  que se desenvolve a autonomia da criança e a confiança no professor, a participação dos pais pode ser reduzida.

DURAÇÃO DAS AULAS
Considerando que toda atividade aquática requer um considerável esforço físico, as aulas para bebês não deverão ultrapassar de 30 minutos, e para crianças a partir de 2 anos esse tempo aumente para no máximo 40 minutos. Isso não significa que a criança tenha que permanecer todo o tempo dentro d’água, ela deve ter liberdade para sair quando desejar, não sendo sensato obrigar que a criança permaneça até o final da aula. Se apenas permanecer por alguns minutos não a force. Essa experiência tem que ser agradável, pois será levada para o resto da vida. Amor e paciência são o tempero certo para uma experiência agradável e inesquecível.

INSTALAÇÕES E RECURSOS MATERIAIS
A piscina é aquecida, tem profundidade média de 1,20 mts, e semi-coberta. São usados brinquedos coloridos, pranchas e flutuadores,  e cada criança deverá ter sua própria bóia de braço. Importante frisar que a temperatura média da água é de 29° C, ideal para este tipo de atividade, evitando assim que a criança acostume com a água muito quente e passe a rejeitar temperaturas naturais como as que predominam em praias e piscina sem aquecimento. Temperaturas acima de 30 graus  podem ainda ocasionar a sensação de adormecimento e a proliferação de bactérias.

CONSIDERAÇÕES
O nosso espaço oferece aulas de natação visando o lúdico, deixando com que a criança se sinta a vontade no meio líquido e desenvolva suas habilidades naturalmente. De acordo com CIRIGLIANO, a prática da natação parece produzir um efeito integrador entre a base reflexa arcaica e o processo de condicionamento que ocorre ao longo da vida em uma atividade mais liberada e consciente. O resultado prático é o aumento da maturação neurológica e a excelente formação física e psicológica de seus praticantes.

 

Corredor da Vitória nº 2604, Salvador/Ba, Tel. (71) 3336-5471, e-mail  -  contato@vitoriafit.com